O ciclismo é um esporte que exige muito do preparo físico do atleta. Cada modalidade praticada, exige um perfil corporal diferente do ciclista. Nesse artigo você entenderá as principais alterações fisiológicas no corpo do ciclista durante as provas e o que fazer para melhorar o desempenho.
Tanto a corrida de estrada como a de pista exigem um conhecimento específico de táticas, de estratégias, de domínio de habilidades e de coragem considerável. Os melhores treinamentos adotados pelo ciclista são aqueles que simulam condições competitivas no máximo possível ou seja que levam o corpo e a mente do atleta a vivenciar experiências semelhantes ao momento da prova oficial. Além disso, o recovery pode ajudar os ciclistas antes e depois das provas, é ótimo para complementar essa preparação.
O que é necessário para manter o músculo ativo
A oxigenação adequada é a base para manter os músculos ativos e sustentar um trabalho prolongado. Estudos descobriram que montar na posição mais baixa com o guidão-padrão abaixado resultou em absorção de oxigênio, produção de trabalho e ventilação de pulmões significativamente mais altos, embora não fosse encontrada nenhuma diferença na frequência cardíaca da posição de condução com o guidão no topo.
Pedalada
Pedalar é uma atividade que requer movimentos sincronizados de múltiplas articulações, principalmente, por músculos da região lombo-pélvica e membros inferiores. O desempenho dos ciclistas depende das forças aplicadas, do treinamento específico e da utilização de bicicletas mais leves e com geometria mais aerodinâmica.
Postura
A postura assumida pelo ciclista é dependente de três pontos de contato com a bicicleta: o pedal, o selim e o guidão. A distribuição do peso sobre estes três pontos influencia a localização do centro de massa do ciclista. A postura adequada e confortável ao ciclista o permite manobrar a bicicleta sem transferir seu centro de gravidade muito à frente.
- Ajuste do selim: O selim deve ser ajustado de forma que fique paralelo ao chão. Estando na altura adequada, você vai sentar na traseira do selim (parte maior) e a carga será bem distribuída.
- Cotovelos: Os cotovelos devem estar relaxados e dobrados e os seus braços funcionam como suspensão. Assim, ao atingir um obstáculo no caminho, seus braços podem ajudar a absorver o impacto. Além disso, manter os cotovelos dobrados reduz a tensão nos ombros e nas mãos.
- Coluna: A postura correta é essencial para os ciclistas, por isso, deve-se sempre manter a sua coluna neutra. As costas devem estar relaxadas, mantendo uma linha reta entre os quadris e os ombros. Caso contrário, o mal posicionamento pode causar muita dor na coluna e problemas sérios na coluna.
- Joelhos alinhados Um erro comum de muitos ciclistas, é não manter os joelhos alinhados com o pedal, consequentemente, acaba comprometendo a postura e o desempenho no esporte. Garanta sempre que o seu joelho esteja perfeitamente alinhado ao pedal e que ao pedalar os seus joelhos não dobrem para o lado.
Faça treinos leves na semana da competição
Indica-se que na semana que antecede a semana da prova, você faça treinos “rasgantes”, treinos pesados que exijam a sua força máxima. Mas, durante a semana da prova, você precisa descansar. Para isso, treine no máximo três vezes durante a semana da prova, de forma bem suave. O ideal é certificar-se que os seus músculos se mantenham mais consistentes. Uma excelente forma de garantir isso é associar treinos leves à técnicas terapêuticas como: massagens relaxantes, liberação miofascial, crioterapia, principalmente no dia que antecede a prova.
Garanta a segurança e recuperação rápida no pós prova
Já falamos tanto sobre a importância dos cuidados que o ciclista deve ter com o seu corpo, mas não custa nada reforçar.
Com o esforço extremo que é aplicado na musculatura durante uma prova de ciclismo, as fibras musculares são rompidas, a pressão sanguínea aumenta e todo metabolismo corporal é alterado. Com isso, o corpo exige um tempo para que ele possa retornar ao equilíbrio e reconstituir essas fibras rompidas.
Como o Recovery pode ajudar os ciclistas antes e depois das provas, pois as técnicas aplicadas vão acelerar esse processo de reequilíbrio corporal, melhorando a oxigenação, circulação sanguínea, relaxamento corporal e diminuição das dores musculares.
Se você gostou do que acabou de ler e ficou curioso para saber mais sobre assuntos como estes, te convido a seguir o nosso instagram @energylab.recovery.
Converse com Energy Lab Recovery no WhatsApp: https://wa.me/message/DMRPOD45Z3G5D1
Saiba mais:
Saiba mais também sobre Botas de compressão >>
Saiba mais sobre liberação miofascial >>
Saiba mais sobre piscina de gelo ou crioterapia >>