fbpx

Dicas para ciclistas iniciantes para ter uma longa vida com a sua bike

Dicas para ciclistas iniciantes - Energy Lab Recovery

Trouxemos aqui hoje dicas para ciclistas iniciantes que vão entrar no mundo do triatlo ou querem apenas curtir esse novo estilo de vida.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil tem mais bicicletas do que carros. São 50 milhões de bikes contra 41 milhões de carros. Apesar disso, apenas 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte principal.

Sabemos que as condições de ciclovias, de segurança, de topografia, clima e outros temas dificultam o maior uso da bicicleta como meio de transporte ecologicamente mais sustentável. No entanto, como esporte e lazer em locais adequados e com preparo correto dos atletas, ela estabelece uma verdadeira mudança de vida.

É importante seguir algumas dicas na sua vida de ciclista, se está começando agora.

Dicas para ciclistas iniciantes - Energy Lab Recovery

Cuide da Hidratação em Pedal Longo:

Vai fazer aquele pedal curto, em torno de uma hora, então, tome água e não é necessário um cuidado tão rigoroso. Agora se vai ser percurso longão, é importante se hidratar em pequenas quantidades ao completar a primeira hora e depois a cada 15 ou 20 minutos. Pode ser água de coco, isotônico, Gatorade ou uma bebida que reponha os sais minerais e que contenha carboidratos para manter a energia.

Carbo durante sim:

Pedal longão com fome não vai rolar! Dê aquela suprida de hora em hora com carboidrato e não só quando a fome bater, porque é importante ter energia para sustentar um treino mais intenso.

Primeiros socorros:

Vale ter um kit básico com você para ajustar algum problema na sua bicicleta e não ser pego de surpresa, nem ter que voltar para casa à pé a empurrando.

Dicas para ciclistas iniciantes - Energy Lab Recovery

Postura até para pedalar:

Postura incorreta na bike vai provavelmente te dar desconforto e é um passo para uma lesão que ninguém quer! Selim e guidão alto ou baixos demais geralmente são um problema. Coluna inclinada errada, tensionamento e flexão incorreta dos joelhos e pernas são a receita para dor e problemas mais graves.

Vale investir naquele bike fit esperto para regular sua bicicleta e melhorar sua vida de ciclista. E, quando ela tiver toda adaptada para você, vá com calma e não se joga com tudo nos primeiros treinos para não ficar com “over training”. Seu corpo precisa se adaptar ao novo esporte. Lembre: aquecer, dar ritmo constante e depois puxar no esforço máximo. Tudo no seu limite. Pouco a pouco a evolução vem!

Respire bem durante o pedal:

Pronto para um pedal de perder o fôlego? Epa! Nada de perder o ar. A respiração é uma parte bem importante naquela subida sinistra. Ela precisa estar estável, principalmente naquela prova tão esperada. Quanto mais treinar a respiração correta, mais vai se condicionando para subir à toda.

Ninguém quer o coração acelerado porque isso vai significar de cara mais cansaço e falta de disposição. Então, inspire enchendo todo o pulmão e expire até esvaziar controladamente! Pelo nariz, o ar filtra e a boca não fica seca, mas como demora mais pode parecer que faltou fôlego. Então, você pode inspirar e soltar pela boca, sempre controlando o ritmo!

Dicas para ciclistas iniciantes - Energy Lab Recovery

Cuidado com a sinalização

É seu primeiro pedal em grupo de ciclistas? Então, procure ficar na retaguarda e observar o comportamento dos demais e seguir as regras, mas evite movimentos bruscos que podem levar a um efeito dominó! Mas na sua nova fase de ciclista não é preciso se preocupar só com seu comportamento em grupo, mas com os carros que dividem a via. Sinalize com a mão esquerda em 90º quando for virar à esquerda e com a mão direita quando for virar à direita!

À noite, é importante a iluminação. A lei já obriga que as bicicletas tenham refletivos, mas é ideal ter a luz branca na frente e vermelha atrás, de preferência piscante porque é vital destacar-se e chamar a atenção!

Ah! Evite passar muito perto de carros parados, mantenha ao menos um metro, pois uma porta aberta inesperadamente pode levar a um acidente. O motorista estará mais atento a um carro grande e pode não ver sua magrela.

O código de trânsito obriga o motorista a ficar 1,5m de você, mas nem todo mundo respeita isso, então, fique atento e se preserve e sinalize. O ideal é poder trafegar em Ciclovias e ciclofaixas e lembre que calçada é para pedestres.

Dê aquela atenção em saídas livres e esquinas com carros que virem à direta, sempre sinalizando com a mão que você vai adiante, se antecipe e demonstre sua próxima ação.

Dicas para ciclistas iniciantes - Energy Lab Recovery

Assim, você terá uma vida longa como ciclista!

Agora na hora que a dor e cansaço muscular bater, não esqueça do seu recovery focado no seu treino de ciclista!

Por que é importante fazer um bom recovery?

Com a concorrência dura entre os atletas de alto desempenho, o tempo de resposta na recuperação é importante para intensificar a performance dos treinos. Porém, o corpo possui o sistema de quebra muscular deixa resíduos que favorecem inflamações e lesões.

Para permitir nutrir os músculos com bons nutrientes, é necessário agir para facilitar a boa circulação. Nesse sentido, as terapias de recovery (eletroestimulação, botas de compressão, crioterapia e liberação miofascial) atuam como aliadas no processo de recuperação muscular.

Saiba mais também sobre Botas de compressão >>

Saiba mais sobre liberação miofascial >>

Saiba mais sobre piscina de gelo ou crioterapia >>

Confira os endereços das estações móveis da Energy Lab Recovery no Rio de Janeiro >>

1 comentário em “Dicas para ciclistas iniciantes para ter uma longa vida com a sua bike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *