Crioterapia (ou piscina de Gelo) para recovery de atletas

Na busca por alto desempenho, os atletas precisam equilibrar treinamento e recuperação! É aí que entram diversas técnicas como a piscina de gelo (crioterapia ou crioimersão), onde se aplica frio intenso com gelo para reduzir a temperatura do corpo (ou uma parte específica).

O que é crioterapia?

Derivada da palavra grega Kryos (frio) e therapeia (tratamento), a Crioterapia está relacionada a diversos tratamentos que utilizam baixas temperaturas.
A Crioterapia promove recuperação pós esforço intenso, efeito analgésico, controle de edemas e processos inflamatórios, diminuição do fluxo sanguíneo, taxa metabólica e velocidade de condução nervosa.

O que é crioterapia na fisioterapia?

A crioterapia é utilizada por profissionais de fisioterapia, principalmente, no ambiente esportivo que age como analgésico e anti-inflamatório na redução de dores musculares e das articulações.

Após exercícios exaustivos e de longa duração, os atletas podem contar na sessão de recovery com a imersão em piscinas de gelo (ou banheira de gelo, como alguns chamam). Parece difícil enfrentar uma piscina gelada, mas depois de alguns minutos, vem o relaxamento.

Como funciona a crioterapia:

Em uma sessão curta de crioterapia o gelo gera um “aquecimento” uma vez que o corpo provoca a vasodilatação para tentar aquecer a área gelada, permitindo, assim uma redução do ácido lático e micro lesões geradas naquela competição.

Benefícios da crioterapia:

  •  Redução da dor por meio de efeito analgésico.
  • Diminuição dos espasmos musculares.
  • Contração dos vasos sanguíneos e diminuição da atividade metabólica, o que reduz inchaço.
  • Redução das lesões nos tecidos.
  • O aquecimento dos tecidos subjacentes melhora o fluxo sanguíneo, com eliminação dos subprodutos celulares que correm pelo sistema linfático.
  • Ela favorece a reabilitação, mas se os sintomas persistirem, deve-se buscar auxílio médico.

Como é feito o tratamento na piscina de gelo ou banheira de gelo?

O protocolo de Crioterapia prevê temperaturas de 10 a 15°C na piscina de gelo ou banheira de gelo, com tempos de imersão de 5 a 24 minutos com aplicação imediata, ou até o máximo de 20 minutos após a atividade física.

Em nossas estações móveis da Energy Lab Recovery, nosso time de especialistas irá avaliar o seu caso e direcionar o melhor tempo e temperatura da água para que seja feita a sua reabilitação.

Por que é importante fazer um bom recovery?

Com a concorrência dura entre os atletas de alto desempenho, o tempo de resposta na recuperação é importante para intensificar a performance dos treinos. Porém, o corpo possui o sistema de quebra muscular deixa resíduos que favorecem inflamações e lesões.

Para permitir nutrir os músculos com bons nutrientes, é necessário agir para facilitar a boa circulação. Nesse sentido, a crioterapia atua como aliada no processo de recuperação através do efeito analgésico, controle de edemas e processos inflamatórios, diminuição do fluxo sanguíneo, taxa metabólica e velocidade de condução nervosa.

A decisão do tempo de imersão e temperatura da água ficam ao cargo do nosso time de especialistas na área de fisioterapia da Energy Lab Recovery que faz toda a diferença na hora de garantir os protocolos corretos de uso.

Saiba mais também sobre botas de compressão >>

Saiba mais sobre liberação miofascial >>

Saiba mais sobre eletroestimulação >>

Confira os endereços das estações móveis da Energy Lab Recovery no Rio de Janeiro >>

Conheça nosso plano do Clube EL que te permite acesso liberado nas Estações >>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *