Eletroestimulação Muscular para recovery de atletas para prevenir lesões

Os músculos, tendões e ligamentos dos atletas são colocados à prova a cada competição e treinamento! Essa exigência física toda traz a preocupação sobre uma recuperação rápida entre atletas amadores e profissionais.

Para prevenir lesões, as sessões de recovery são indispensáveis na vida dos esportistas e uma das terapias que faz parte do circuito da Energy Lab Recovery é a eletroestimulação, que vamos falar aqui neste post.

Por que usar a eletroestimulação:

Se você é ciclista, nadador, maratonista ou triatleta deve ter uma rotina de treinos intensa e a preocupação de se recuperar rápido para as competições. Cada minuto conta na corrida contra o relógio e, por isso, ninguém quer enfrentar cansaço ou lesões que diminuam o ritmo da sua jornada pelo aperfeiçoamento da técnica e rotina elaborada por seu coach.

Atletas profissionais de alto desempenho e aqueles que estão ingressando nesse mundo de treinos longos utilizam em nossas estações a eletro estimulação neuromuscular que provoca uma contração passiva sequencial de diferentes áreas do músculo, produzindo uma onda de pressão, que determina a drenagem dos fluidos intersticiais e promove o retorno de sangue venoso.

É também útil no desporto para recuperação ativa, especialmente em esportes de resistência, como: corrida, ciclismo e Triathlon.

Eletroestimulação - Energy Lab Recovery

Benefícios do uso da eletroestimulação:

  1. Redução no tempo de recuperação dos atletas;
  2. A compressão sequencial melhora a circulação sanguínea;
  3. O sangue se torna mais rico em oxigênio para nutrir os músculos;
  4. Melhor absorção das proteínas.;
  5. Diminuição da rigidez muscular;
  6. Redução das dores e contraturas musculares;
  7. Diminuição de inchaços e edemas;
  8. Diminuição de processos inflamatórios;
  9. Maior longevidade e desempenho dos músculos.

Como funciona a eletroestimulação:

Como pode ver nas imagens aqui do post, são colocados esses pequenos dispositivos no corpo do atleta, que irão promover a compressão sequencial para ajudar a reduzir a dor, inchaço e fadiga, acelerando o processo de restabelecimento das condições físicas. Além de prevenir lesões e melhorar as condições de resposta pronta do corpo no próximo treino.

Os vasos linfáticos possuem válvulas que direcionam o fluxo, favorecendo a circulação do corpo. Nesse sentido, a contração e relaxamento aumentam a circulação sanguínea que ajudam a drenar a musculatura pós-esforço.

A estimulação dos músculos pelos impulsos elétricos pode ser utilizada de maneira segura, sem provocar fadiga muscular ou efeitos colaterais indesejáveis. É um método eficaz e não invasivo que ajuda a prevenir lesões e inflamações, melhorando a oxigenação celular dos músculos, além de eliminar indesejadas toxinas.

Eletroestimulação - Energy Lab Recovery
Atleta Maria Eduarda Amorim em sessão de recovery com uso da eletroestimulação.

Como a eletroestimulação ajuda os atletas de alto desempenho:

A eletroestimulação ajuda a drenar as substâncias liberadas durante o treino intenso e provas de alta intensidade a fim de diminuir a fadiga e estresse.

O recovery tem um papel fundamental para redução das altas concentrações de creatina quinase e lactato na corrente sanguínea que resultam de uma alta carga de exercícios que promovem uma intensa demanda muscular.

Os músculos após um treino puxado ou prova sofrem micro rupturas, acumulam toxinas, o que pode atrasar a recuperação tão desejada dos atletas de alto desempenho que buscam retornar sempre rápido para sua rotina esportiva.

É indicado que o recovery seja realizado em até 48 horas após o alto estresse muscular. Por isso, conte com o circuito da Energy Lab Recovery localizado em pontos estratégicos do Rio de Janeiro.

Por que é importante fazer um bom recovery?

Com a concorrência dura entre os atletas de alto desempenho, o tempo de resposta na recuperação é importante para intensificar a performance dos treinos. Porém, o corpo possui o sistema de quebra muscular deixa resíduos que favorecem inflamações e lesões.

Para permitir nutrir os músculos com bons nutrientes, é necessário agir para facilitar a boa circulação. Nesse sentido, a eletroestimulação atua como aliada no processo de recuperação através de estímulos sequenciais com configurações corretas de pressão para não prejudicar o sistema vascular.

A decisão do ciclo de tempo e a melhor programação da sessão de eletroestimulação ficam ao cargo do nosso time de especialistas na área de fisioterapia da Energy Lab Recovery que faz toda a diferença na hora de garantir os protocolos corretos de uso.

Saiba mais também sobre Botas de compressão >>

Saiba mais sobre liberação miofascial >>

Saiba mais sobre piscina de gelo ou crioterapia >>

Confira os endereços das estações móveis da Energy Lab Recovery no Rio de Janeiro >>

Conheça nosso plano do Clube EL que te permite acesso liberado nas Estações >>


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *