Sentir dor lombar no ciclismo não é incomum, mas não precisa ser parte integrante do esporte. Tomar as medidas necessárias como garantir que a configuração certa da sua bicicleta e fazer exercícios de força e flexibilidade, pode ajudar a desfrutar de passeios sem dor.
Andar de bicicleta tem muitos benefícios para o corpo e mente, além disso é um excelente treino aeróbico e desenvolve a musculatura. Porém, ao praticar o ciclismo você pode passar horas curvado na mesma posição, o que pode lesionar a sua lombar.
Se você é ciclista, com certeza sabe do que eu estou falando.
Quer saber o que você pode fazer para melhorar sua dor na lombar? Entenda o que provoca a dor lombar no ciclismo e maneiras de resolver essa dor.
Afinal, de onde vem a dor lombar no ciclismo?
A dor lombar no ciclismo é descrita por muitos como um “aperto nos músculos das costas”. Os principais músculos envolvidos são os dos quadris anteriores, quadríceps e flexores do quadril e as dores são intensificadas na maioria das vezes ao sentar.
Sua postura de ciclismo puxa sua pelve para a frente, criando tensão nos músculos da parte inferior das costas, ao sentar a musculatura dos seus glúteos relaxam causando dor lombar.
Na maioria das vezes, o ciclo de dor nas costas está relacionado aos discos nas costas. Isso ocorre porque a carga em suas articulações nas costas é reduzida, mas os discos experimentam mais carga, especialmente os dois inferiores.
A dor lombar no ciclismo é comum, especialmente ao subir uma ladeira, por exemplo, e pedalar por percursos com solo mais irregulares. Mas, isso não significa que seja normal que essa dor comprometa o desempenho das suas atividades rotineiras ou até mesmo gerar dificuldade para andar. Estes já são sinais de gravidade.
Maneiras de melhorar a dor nas costas no ciclismo
Existem algumas maneiras simples de aliviar sua dor nas costas. São muito simples e rápidas. Além disso, alguns desses métodos melhorarão seu desempenho dentro e fora do ciclismo.
1 – Certifique-se de que a sua bicicleta é do tamanho ideal para você
É essencial andar em uma bicicleta que se encaixe corretamente ao seu corpo. Uma maneira de fazer isso é ajustar a altura e a posição do assento, o que é muito fácil de fazer.
Para obter a altura perfeita do assento, sente-se no selim e coloque o calcanhar no pedal, ajuste sua cela, para que sua perna fique reta. Essa posição significa que seu joelho não será bloqueado quando você colocar o pé corretamente no pedal.
Você também pode mudar seus braços de manivela para aqueles que melhor se adequam ao comprimento da perna. Tudo isso pode percorrer um longo caminho para aliviar o ciclo de dor lombar. A altura do seu guidão também fará a diferença para o seu conforto. Ao adicionar espaçadores, você pode aumentar seu guidão, o que pode ajudar com o ciclo de dor lombar.
Os elementos mais críticos para corrigir são: o comprimento da haste e a posição do guidão. Várias lojas especializadas oferecem o serviço de bikefitting, ou seja, medições e ajustes necessários bike baseados na sua anatomia para fazer as
2 – Alongue-se antes e depois
Como mencionei anteriormente, a dor lombar no ciclismo geralmente é provocada em razão da tensão gerada sobre os músculos, o que não é de surpreender quando você entende toda a dinâmica envolvida com a condução de uma bicicleta.
Andar de bicicleta implica realizar movimento repetitivo com amplitude de movimento limitada. As pernas nunca são totalmente estendidas ou totalmente flexionadas, o que vai de encontro ao movimento natural do nosso corpo..
Você pode associar técnicas modernas da fisioterapia esportiva para intensificar e acelerar a sua recuperação da dor lombar no ciclismo:
- Crioimersão;
- Eletroestimulação;
- Massagem desportiva;
- Ventosaterapia.
3 – Melhore a sua força
Exercícios que trabalham os músculos anteriores e glúteos são excelentes para garantir o fortalecimento e consequentemente reduzir a dor lombar no ciclismo.
Incorpore exercícios básicos em sua rotina de treino para melhorar sua estabilidade. Variações de abdominais como prancha são excelentes para isso e criarão uma excelente plataforma para empurrar os pedais.
Se você quer levar seus treinos principais para o próximo nível, por que não fazer exercícios de mobilidade?
A mobilidade física é necessária para preparar você para executar movimentos totalmente funcionais, possibilita que as ações sejam realizadas sem dores, lesões ou desequilíbrios.
4 – Saiba Quando Parar
Você pode fazer todas essas coisas citadas anteriormente para evitar sentir dor lombar no ciclismo e corrigi-la. Mas, às vezes, você só precisa saber quando deve descansar.
Você precisa ouvir o seu corpo e dar um passo para trás, especialmente se a dor continuar mesmo fazendo tudo o que estava ao seu alcance.
Se a sua dor persistir, se espalhar pelas pernas ou se você sentir fraqueza, pode ser o seu corpo sinalizando que existe um problema mais grave. Portanto, você deve consultar um médico para chegar à raiz de seus problemas.