Fibromialgia, uma doença que pode apresentar dor generalizada, fadiga, sono problemático, dificuldades cognitivas e depressão. Ainda não se sabe a causa exata, entretanto o recovery têm apresentado excelentes resultados, proporciona alívio para as fortes dores.
A Fibromialgia é um distúrbio crônico de dor generalizada que a incidência é maior entre as mulheres. Estima-se que cerca de 3-6% da população mundial sofre de fibromialgia. O Recovery é um importante aliado na recuperação das pacientes. Esta prática reúne técnicas de tratamento físico e reabilitação para ajudar a aliviar a dor, melhorar a mobilidade e fortalecer os músculos. Além disso, ela pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão, que são comuns em pacientes com fibromialgia.
Entenda o que é a fibromialgia, quais os principais sintomas e como o recovery ajuda tantas mulheres a aliviar as suas dores geradas pela fibromialgia.
O que é Fibromialgia ministério da saúde
A fibromialgia é uma síndrome crônica que afeta a saúde física e mental das pessoas. O Ministério da Saúde reconhece a fibromialgia como uma doença real, que causa dores e outros sintomas relacionados à saúde. Estudos mostram que pode afetar mais mulheres do que homens. Embora a causa exata seja desconhecida, pesquisas indicam que a condição pode ser devido a problemas com os circuitos neuronais no cérebro que controlam a sensibilidade à dor. O tratamento para a fibromialgia geralmente inclui medicamentos, terapia física, exercícios e mudanças no estilo de vida.
Os sintomas da fibromialgia incluem:
- dor muscular profunda;
- fadiga;
- dor de cabeça;
- dores nos músculos;
- articulações e tendões;
- alterações do sono;
- problemas digestivos;
- tonturas;
- síndrome do túnel do carpo.
Além disso, muitas pessoas também experimentam problemas de memória, depressão e ansiedade.
Dica de leitura: Depressão: exercício físico e crioterapia ajudam ou atrapalham?
As terapias alternativas mais utilizadas para aliviar os sintomas
Atualmente muito se tem falado sobre os benefícios das terapias alternativas para prevenção e tratamento de vários problemas de saúde. A aplicação destes meios para o alívio dos sintomas da fibromialgia estão em evidência em razão dos excelentes resultados que são comprovados através dos relatos de pessoas que sofrem com essa doença.
Os mais utilizadas para aliviar os sintomas da fibromialgia são:
- acupuntura;
- aromaterapia;
- libertação miofascial;
- hidroterapia;
- massagem relaxante;
- ventosaterapia;
- alongamentos;
- exercício de mobilidade;
- exercício físico.
Estas terapias alternativas podem ajudar no alívio de dores musculares, cansaço, fadiga, problemas de sono, depressão e ansiedade, bem como a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, elas também podem ajudar a melhorar a flexibilidade e a força muscular, aumentar a energia, reduzir o estresse e melhorar a consciência corporal.
Como o recovery ajuda no tratamento das dores da fibromialgia
Os benefícios do recovery para a recuperação da fibromialgia são diversos, pois ajuda a melhorar desde a função muscular, a flexibilidade articular, a postura e a mobilidade, melhora a capacidade de executar tarefas diárias que são muito prejudicadas pela fibromialgia.
Embora ainda não haja cura, muitas pessoas encontram alívio na prática regular de exercícios. O recovery esportivo é uma ótima maneira de ajudar na recuperação da fibromialgia. As diversas técnicas aplicadas no recovery, promovem a recuperação muscular, aumentam a flexibilidade e aumentam a resistência. O protocolo terapêutico planejado pelo fisioterapeuta pode ajudar a aliviar a dor e a rigidez, além de melhorar o humor e o bem-estar geral, pode ajudar a prevenir futuras lesões e tornar o corpo mais resistente à dor.
Além de agir nas dores físicas, o recovery esportivo também contribui com fatores psicossomáticos e pode ajudar você a aprender a administrar a dor e a lidar com os efeitos deste doença a longo prazo. Portanto, o recovery esportivo é uma ótima opção para ajudar na recuperação da fibromialgia.
Se você conhece alguém que precisa ter acesso a estas informações, compartilhe este artigo com ela e nos ajude a promover saúde para todos que precisam.