fbpx

Canelite: inflamação na canela. Como tratar?

O impacto da canelite no desempenho do corredor é significativo. A canelite, também conhecida como síndrome do impacto do tibial posterior, é um problema comum entre corredores que causa dor na parte de trás do pé. Ela pode ser resultado de um ou mais fatores, incluindo má técnica de corrida, calçados inadequados ou treinamento excessivo. O resultado é dor intensa na parte de trás do pé, o que pode limitar o desempenho do corredor e até impossibilitar de andar. O tratamento da canelite envolve uma combinação de descanso, fisioterapia esportiva e mudança de hábitos.

Entenda o que é canelite, como identificá-la, as complicações que ela pode causar e qual a melhor forma de tratar.

O que é canelite?

Canelite é uma inflamação no principal osso da região, a tíbia, ou os tendões e músculos, geralmente localizada na parte de trás do tornozelo. Ocorre devido a esforços repetitivos durante atividades físicas, como andar, correr ou saltar. Os sintomas incluem dor intensa, inchaço, sensibilidade e limitação dos movimentos, bem como uma crosta de tecido endurecido na área afetada. 

Quando desconfiar que você está com canelite?

A canelite é uma inflamação dolorosa na parte interna dos ossos da canela. É muito frequente entre os praticantes da corrida. Geralmente, inicia com um incômodo na canela ao pisar ou estirar o pé.  A dor tende a piorar quando se anda ou se dobra a perna e muitas vezes impede uma pessoa de se mover normalmente.

Os sintomas comuns da canelite incluem:

  • dor intensa na parte de dentro da canela;
  • sensibilidade ao toque, dificuldade de andar;
  • inchaço e vermelhidão ao redor da área afetada. 

Além disso, uma pessoa pode sentir fraqueza muscular na perna ou, em casos graves, fraqueza em ambas as pernas.

Quais as complicações da canelite?

Se não for tratada, a canelite pode levar a complicações graves, como a síndrome compartimental, que é a pressão aumentada nos tecidos moles da região da canela e que pode levar a danos permanentes aos nervos e aos músculos. Além disso, a canelite pode ser complicada com a formação de cicatrizes que restringem o movimento da articulação e o desenvolvimento de tendinite, que é uma inflamação dos tendões. Se a inflamação não for tratada, pode levar à incapacidade de movimento da canela.

Diagnóstico da canelite

Para diagnosticar a canelite é necessário que seja realizado um exame físico minucioso do local afetado. O diagnóstico pode ser confirmado ao observar a inflamação, a dor e a vermelhidão na parte externa da canela. Por isso, é muito importante que o profissional que vai te atender tenha experiência em fisioterapia esportiva.

Afinal, como é tratada canelite

O tratamento da canelite é um processo importante que envolve repouso, medicamentos para reduzir a inflamação e dor, e exercícios para fortalecer a musculatura da região afetada. O repouso é crucial para a recuperação, pois permite que o corpo se recupere. 

Os medicamentos podem ser prescritos para aliviar a dor e reduzir a inflamação. A fisioterapia exerce um papel fundamental no tratamento da canelite, fortalece a musculatura da região afetada.

O Recovery ajuda no tratamento da canelite?

O tratamento da canelite com recovery é uma técnica de recuperação muito potente que envolve o uso de alongamentos e exercícios para aliviar a tensão e a dor. 

Os alongamentos são usados para aliviar a inflamação e a tensão muscular, enquanto os exercícios são usados para melhorar a força e a flexibilidade. O recovery também pode incluir o uso de técnicas de massagem, crioterapia, aquecimento, botas pneumáticas e outras modalidades terapêuticas. Estas técnicas ajudam a aliviar a dor e a acelerar a recuperação e também podem ser utilizadas na prevenção dessa e outras lesões.

Como prevenir?

A Fisioterapia pode ajudar na prevenção da canelite reduzindo a dor e a inflamação. Os exercícios de fortalecimento da musculatura da canela e do tornozelo podem ajudar a prevenir a recorrência da condição.

Preparei uma lista com 05 exercícios para você fazer antes de iniciar a corrida

1. Estique a panturrilha: deite-se de costas e levante uma perna, esticando a panturrilha. Segure-a nessa posição por alguns segundos e depois repita com a outra perna.

2. Alongamento da panturrilha: Sente-se em uma cadeira e estique a perna para frente, mantendo o calcanhar no solo. Dobre o joelho e segure a panturrilha com as mãos.

3. Flexão de tornozelo: deite-se de costas e levante uma perna dobrada. Flexione o tornozelo para cima e para baixo enquanto mantém a perna dobrada. Repita com a outra perna.

4. Estique a parte interna da coxa: Sente-se de lado com a perna da frente dobrada. Segure a parte interna da coxa e estique-a por alguns segundos. Repita com a outra perna.

5. Alongamento da parte interna da coxa: Sente-se com as pernas esticadas para frente. Dobre a perna interna para baixo, segurando-a com as mãos. Mantenha essa posição por alguns segundos antes de repetir com a outra perna.

Como você pode conferir, a canelite pode ser facilmente evitada. Não deixe de realizar exercícios de alongamento e mobilidade, além de investir em tratamentos que protegem você de desenvolver lesões e que te ajudam a melhorar a sua performance nos treinos.

Venha conhecer os nossos serviços e os nossos pacotes exclusivos para prevenção e tratamento da canelite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *