Neymar e Danilo estão fora da fase de grupos da Copa do Mundo. Uma entorse afetou os ligamentos dos jogadores no jogo de ontem.
A entorse que provocou a lesão dos jogadores, a princípio parecia não ter causado uma lesão grave. Entretanto, pela manhã causou preocupação para a equipe médica da seleção brasileira. Os jogadores apresentaram dificuldade na movimentação e reclamam de fortes dores.
Após avaliação detalhada do médico Rodrigo Lasmar, foi constatado lesão ligamentar lateral no tornozelo direito de Neymar, junto com pequeno edema ósseo. E uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo do Danilo. Ambas provocadas por uma entorse sofrida pelos jogadores.
Entenda o que é uma entorse, as complicações e o tratamento pelo qual os dois jogadores terão que enfrentar se quiserem voltar a jogar.
O que é uma entorse?
Uma entorse é uma lesão que afeta os ligamentos, que são as estruturas que mantêm os ossos unidos. Os ligamentos podem se lesionar quando ocorre uma força repentina ou um movimento brusco que os estende além do seu limite normal. Uma entorse pode ser leve, moderada ou grave, dependendo da extensão da lesão.
Quais os sintomas da entorse?
Os sintomas de uma entorse incluem:
- dor
- inchaço
- hematomas
A dor é geralmente o sintoma mais pronunciado, diga-se de passagem muitas pessoas chegam a desmaiar de tão forte. O inchaço e os hematomas geralmente aparecem nas primeiras 12 a 24 horas. O que foi o casos do Neymar e do Danilo, apesar de sentirem fortes dores no momento da lesão, não apresentaram inchaço importante no momento imediato. Mas, no outro dia pela manhã o edema (inchaço) aumentou.
O jogador Danilo foi ainda mais surpreendente, porque ele saiu do campo caminhando e acreditando ser algo momentâneo. Entretanto, tratava-se de uma lesão bem delicada.
Como é feito o diagnóstico da entorse?
O diagnóstico pode ser feito com base em seus sintomas e um exame físico da área afetada. O médico também pode pedir uma imagem da área afetada, como uma radiografia ou tomografia computadorizada.
É realmente necessário o repouso?
A entorse pode ser muito dolorosa e incapacitante. Se você tiver uma entorse, é importante fazer o repouso necessário para que a área afetada possa se curar completamente. Caso contrário, você pode sofrer de dor crônica ou até mesmo deixar de ter mobilidade naquela articulação.
Por isso, foi necessário o afastamento imediato dos jogadores da seleção brasileira, com o objetivo de poupá-los de grandes esforços e realizar o tratamento necessário para que retornem às suas atividades o mais rápido possível.
A fisioterapia é uma ótima opção de tratamento para entorse. Ela ajuda a diminuir a dor e a inflamação, além de melhorar a mobilidade da articulação afetada.
Dica de leitura:
Volte a praticar esporte após uma lesão.
O recovery é uma boa opção para o tratamento da entorse?
Com certeza ! O recovery é um dos tratamentos mais completos dentro da fisioterapia, pois é uma associação de técnicas que se complementam e aceleram a recuperação muscular, melhora a circulação do local afetado, além de proporcionar relaxamento e analgesia.
As melhores técnicas do Recovery para tratamento da entorse são:
As principais técnicas aplicadas são:
- Botas de compressão
- Eletroestimulação muscular
- Massoterapia desportiva
- Crioterapia por imersão
- Exercícios de mobilidade
Não apenas para recuperação de lesões, como também, na prevenção de lesões o recovery já faz parte da rotina de vários jogadores e atletas de outras categorias.
O jogador de futebol Hulk, deu uma entrevista falando sobre o seu processo de recuperação entre um jogo e outro. O atacante disse que: além de sessões na câmara hiperbárica, a sua equipe de fisioterapia realiza um trabalho com massagem para retirar as contraturas musculares, eletroestimulação e choque térmico (banho de contraste), que consiste em passar por sauna, banheira de gelo e banheira quente.
Estamos na torcida pela recuperação rápida dos nossos atletas e claro pela vitória do Brasil na copa do mundo.
Compartilhe este artigo com pessoas que precisam deste conteúdo.