Cerca de um terço dos diagnósticos de câncer são devidos à dieta inadequada e inadequada e falta de exercício. A mudança desses hábitos, podem reduzir os riscos de desenvolver câncer.
Você sabia que além das causas genéticas, alguns hábitos podem influenciar o surgimento da doença, exercício e dieta podem reduzir o risco de câncer em cerca de 50%? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 80 % dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida das mulheres. Entenda como a reeducação alimentar e um programa de exercícios podem reduzir os riscos de desenvolver câncer.
“Algumas decisões cotidianas, tais como praticar atividade física, manter um peso adequado à altura, ser mãe antes dos 30 anos, amamentar e ingerir bebida alcoólica moderadamente, podem atuar em benefício da mulher. Além disso, é fundamental para a prevenção do tumor de mama se alimentar com produtos de boa qualidade, evitando comidas industrializadas”, afirma a ginecologista e mastologista Juliana Pierobon.
O que você pode fazer para levar um estilo de vida saudável e evitar o câncer?
O exercício e a educação nutritiva são práticas saudáveis que aprimoram a qualidade de vida! A primeira recomendação é consumir menos gordura, principalmente gordura animal, e reduzir gradativamente o consumo de açúcar e sal. Lembre-se que nada em excesso é bom!
Em segundo lugar, é necessário o consumo regular de vegetais e frutas.
O terceiro lugar importante é o consumo de cereais (pão integral, cereais) e leguminosas. O exercício moderado pelo menos três vezes por semana pode ter impacto na saúde e no bem-estar “Frutas, vegetais, legumes e grãos integrais contêm nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que sustentam as defesas naturais do corpo e desfaz agentes cancerígenos, antes que causam isto. danos celulares graves. Esse tipo de alimento pode prevenir ou inverter a fase inicial do processo carcinogênico, por isso deve ser consumido com frequência.
Alimentos sugeridos para diminuir o risco de desenvolver câncer
- Peixe (atum, salmão, sardinha);
- Brócolis, repolho, repolho;
- frutas (cinco porções diferentes por dia);
- Fibra solúvel (principalmente de aveia e frutas como abacate, pêra e banana);
- Evite: carne vermelha e alimentos gordurosos.
Exercício físico reduz o risco de câncer
O exercício moderado, pelo menos três vezes por semana, pode ter impacto na saúde e no bem-estar. Reduz o risco de câncer de cólon em cerca de 50 % e desempenha um papel importante na redução do risco de outros tipos de câncer. O exercício, a má alimentação e o estresse têm sido as principais causas do aumento dos índices de doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, e essas doenças podem ser fatores de risco desde a infância e aumentar com o tempo.
Fazer alongamentos todos os dias, por exemplo, é uma excelente forma de começar a sair do sedentarismo e adquirir novos hábitos saudáveis.
Sugestão de leitura: Alongamento para iniciantes: como começar.
Segundo um especialista, um estudo publicado no Journal of Cancer Survivorship (revista acadêmica que trata do tema da superação do câncer) mostrou que pelo menos 150 minutos de atividade física por semana podem reduzir o risco de novos cânceres nos pacientes. que já receberam tratamento anticâncer ou estão atualmente recebendo tratamento do câncer.
Como a atividade física contribui não apenas com o bem-estar, mas também a preservação da saúde, o exercício promove o equilíbrio metabólico e reduz a ocorrência de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, reduz o risco de desenvolver câncer. Dessa forma, o movimento é um aliado em todas as fases da vida, inclusive após o tratamento do câncer.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer do colo do útero, que é também chamado de câncer cervical, causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV.
Agora você já sabe a importância do exercício e da alimentação saudável na prevenção dessas doenças, que tal repensar e redobrar os cuidados com a sua saúde?
Nós da @energy.lab abraçamos essa causa.