Maratona é uma palavra que tem origem em uma lenda muito antiga! É também a famosa corrida de 42 km (oficialmente de 42,195 km) e teremos na nossa aqui no Rio em Junho.
Reza a lenda que em 490 a.C, os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica.
Os inimigos haviam jurado matar seus filhos e violar suas mulheres. Então, os gregos deram ordens par que se elas não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas, matassem seus filhos e, em seguida, se suicidassem. Os gregos ganharam a batalha, mas a luta levou mais tempo do que haviam pensado.
Com medo de que elas levassem a cabo o plano, o general grego Milcíades ordenou a seu melhor corredor, o soldado e atleta Fidípedes, que corresse até Atenas, situada a cerca de 40 km dali, para levar a notícia. Quando chegou, ele disse “vencemos” e morreu pelo esforço.
Os historiadores modernos acham que a versão romanceada não é a correta e que Fidípedes foi enviado antes da batalha a Esparta e outras cidades gregas para pedir ajuda, e que tivera de correr duzentos e quarenta quilômetros em dois dias, voltando à batalha com os reforços necessários para vencer os persas. Aí sim teria morrido.
Corridas de longa distância existem em documentos muito mais antigos e eram realizadas no Antigo Egito. O faraó para manter seus exércitos em alto preparo físico, ordenava que corressem 100 km, hoje a ultramaratona.
Em 2019, Eliud Kipchoge quebrou recorde e completou maratona em menos de 2 horas, mais precisamente em Viena, na Áustria.
E que venha a maratona do Rio 2020, guerreiros!
Quer saber mais sobre a Maratona do Rio 2020
Até que fim consegui achar a informação correta já tinha
passado em quatro sites antes e achei estranho as
informações que estava escrito. Infelizmente na internet
virou uma terra sem lei e o povo escreve de tudo e de
qualquer forma. Vou compartilhar o seu artigo no meu
grupo do facebook.