fbpx

Maratona: dicas do que fazer na semana da prova

Passou o ano se preparando para correr uma maratona? Durante todo esse ano você passou por um longo período de preparação, não é mesmo? Se desafiou, enfrentou os seus medos, aprimorou os seus pontos fortes, tudo isso para alcançar o seu objetivo: correr uma maratona. A semana da prova é decisiva para garantir que você tenha o melhor desempenho possível. É hora de “colher os frutos”, mas também é o momento de desfrutar dessa experiência de forma prazerosa.

Quando estamos iniciando, tudo é muito novo! Não se tem o hábito de ler regulamento, não sabe de muita coisa ou de repente vai correr fora numa cidade, não procura muita informação. 

Na semana da prova você tem que se preocupar. Por exemplo,vou fazer treinos mais curtos ou  vou fazer um treino longo e pesado? É muito importante economizar energia. Não exagere no estilo do seu treino, não faça mudanças drásticas! 

Preparamos este artigo para te dar dicas preciosas de como não errar no dia da maratona.

Etapas de treinos para correr uma maratona

Se você se sente preparado para correr uma maratona. É muito provável que você passou por essas três grandes etapas de treinos:

  1. Adaptação – Início de tudo, nessa etapa são indicados treinos de força, e sempre com menos intensidade, menos tiros (velocidade), com aumento da velocidade e frequência gradualmente. Esta etapa dura cerca de três meses.
  1. Transição – essa é a etapa de adquirir condicionamento e ritmo, o ideal é já participar de provas de 5 km, 10 km, 16 km e 21 km. Claro! Respeitando sempre a sua evolução, condições físicas e psicológicas.
  1. Reta final –  dois a três meses antes da maratona, os treinos se intensificam. É muito importante a associação do fortalecimento muscular com atividades de musculação voltadas para corrida duas ou três vezes por semana.

Passada essas três etapas como sucesso, é sinal de que você já pode avançar. Agora, você já pode correr uma maratona. Para a semana da prova, o dia D, temos orientação simples, mas que é determinante para alcançar a meta dos 42 km.

Pontos importantes para correr uma maratona

Antes de você saber o que fazer na semana da prova, acho importante você ter conhecimento sobre os principais erros que os maratonistas cometem na semana da prova, principalmente os iniciantes.

Estudos comprovam que simular as condições do dia da prova ajuda a adquirir disciplina e o ensinará a lidar com as possíveis dificuldades que podem surgir. Treinar é exatamente isso: repetir a mesma coisa todos os dias, com estratégias diferentes.

Por isso, preciso te fazer algumas perguntas:

  • Você já estudou a prova? 
  • Estudou tudo que pode pôr em prática durante a sua preparação para maratona? 
  • Já desamarrou aquela roupa? 
  • Já se machucou? 
  • Já correu na chuva?
  • Já correu no calor?
  • Já teve algum problema com o tênis?

Então, tudo isso é importante acontecer nos treinamentos para se caso acontecer na prova, você já sabe o que fazer. Esses são pontos importantes, entendeu? 

É claro, que na semana da prova isso não pode mudar. Muito pelo contrário, é nesse momento que você precisa estar muito atento aos detalhes que fazem toda diferença e podem pôr abaixo toda sua preparação.

Quais são os principais erros que o corredor pode cometer?

Esses são erros que eu cometi quando eu era iniciante e não quero que você os cometa. Listei os principais para você:

  • Usar camisa da prova apenas no dia da prova;
  • Usar tênis novo;
  • Mudar alimentação (inclusive o preparo dela);
  • Não ler o regulamento da prova;
  • Não estudar o percurso da maratona.

A camisa nova, tênis novo, aquele café da manhã que você não está acostumado, hotel que é novidade ou de repente você não sabe se o café da manhã tem hotel, tudo isso influencia nos seus resultados. 

Tem muita gente que chega na hora de pegar o kit, não sabe nada. E esse é um grande erro.

Qual desses erros você já cometeu? Me fala nos comentários, hehehe.

Check list pré-prova

  1. Montar uma estratégia nutricional com o seu nutricionista;
  2. Monte um planejamento de treino pré-prova com auxílio do seu treinador;
  3. Planeje as horas de sono;
  4. Estude o percurso;
  5. Separe tudo o que você vai usar na maratona: roupa, acessórios, gel, óculos;
  6. Não permaneça por muito tempo no local de concentração. Pegue o seu kit e vá embora!;
  7. Hidrate-se;
  8. Planeje o horário do seu café da manhã;
  9. Carregue todos os equipamentos e já deixe o fone pareado com Bluetooth;
  10. Se possível faça uso de recursos como o Recovery pré-treino que são excelentes para preparar a sua musculatura e proporcionar relaxamento da tensão pré-prova;
  11. Faça o percurso da sua casa/hotel até o local da largada, calcule o tempo que você precisará para chegar no local, aquecer etc.

Então é isso, trouxe aqui para você alguns cuidados básicos para ter na semana de correr a maratona. Espero que você siga todas elas e tenha muito sucesso na sua prova.

E se essas informações foram importantes para você, compartilhe com mais pessoas que precisam ter esse conhecimento. 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *