Nesse artigo você vai conhecer as principais lesões que comprometem o desempenho dos nadadores nas competições e como evitá-las, independente do seu nível de treino.
A natação é um dos esportes que oferecem menores riscos de sofrer uma lesão esportiva.
As lesões na natação geralmente são resultados do:
- aumento súbito de velocidade
- elevado volume de treino
- repetição de movimento
- erro de técnica
- fraqueza muscular.
As lesões mais comuns nos nadadores são:
Dores nas costas
O nado estilo Borboleta contribui para a dor lombar porque constantemente aplica pressão direta para as vértebras lombares, que estão localizadas na base da coluna vertebral num movimento repetitivo pode gerar sobrecarga.
O sintoma mais comum é a dor que pode apresentar-se leve ou grave, essa dor pode piorar quando a parte lombar é endireitada inteiramente ou fletida.
A crioterapia, contraste e massagem também podem contribuir com a melhora significativa do quadro. É cientificamente comprovado, o recovery é altamente eficaz na melhoria da flexibilidade, fortalecendo os músculos e na prevenção de lesões futuras.
Síndrome do impacto e tendinites no ombro “ombro do nadador”:
É a inflamação na articulação do ombro. O início da dor é geralmente progressiva, pode ser sentida também quando os braços são elevados, inchaço e alteração de sensibilidade podem ocorrer.
Fazer fisioterapia é muito importante para a analgesia e fortalecimento muscular, condicionamento do ombro, assim como ajuda na prevenção de lesões futuras.
Após o alívio das dores é muito importante realizar exercícios de força.
Joelho do nadador
Os sintomas comuns são:
- dor
- inchaço
- vermelhidão
- movimento limitado e dolorido.
Nesse tipo de lesão, no ligamento colateral medial é afetado. O tratamento geralmente inclui descansar o joelho afetado e tomar medicação para reduzir o inchaço e aliviar a dor. Além do alongamento e aquecimento antes dos treinos, a fisioterapia com aplicações das técnicas do recovery tem um papel muito importante:
- auxilia no fortalecimento do joelho
- melhora a flexibilidade
- condiciona o corpo para evitar mais lesões.
O que fazer para evitar lesões com natação?
Aquecer: extremamente importante para reduzir o risco de lesão. Assim como, o início na prática de exercício, o aquecimento também deve ter o início lento, e aumentar progressivamente o ritmo e a força aplicada.
Atente-se aos sinais do seu corpo:
aprender a ouvir seu corpo e conhecer seus limites, é muito importante. Só assim, você conseguirá evoluir nos treinos e prevenir lesões.
Hidratação:
A água é vital para manter o corpo hidratado, e isso é especialmente fundamental quando você está ativo no exercício, pois a desidratação pode reduzir significativamente a aptidão mental e física, ocasionando câimbras, dores musculares e comprometer o seu desempenho no nado.
Recovery pré e pós treino:
fundamental para sua evolução na água e para prevenir lesões.
Gostou do que acabou de ler?
Venha conhecer mais sobre as técnicas do recovery e garanta a evolução do seu desempenho nos treinos sem se machucar.
Leia também…