fbpx

O segredo por trás da rápida recuperação muscular dos atletas, após treinos longos e exaustivos.

Você já deve ter visto imagens de atletas famosos dentro de uma banheira com gelo.

Parece estranho não é mesmo? Mas, acredite… Essa é apenas uma das técnicas aplicadas no processo de recuperação pós-treino.

Vou te explicar os motivos pelos quais esse circuito de tratamento é o mais aplicado entre os atletas de alto desempenho e pessoas que estão ingressando no mundo dos treinos (musculação, ciclismo, natação, maratona e triatlo) e querem uma recuperação rápida no pós-treino, melhorar a performance a cada  treino e prevenir futuras lesões. 

Como o Recovery atua na dor muscular que você sente após o treino?

O Recovery (recuperação pós-treino) é um tratamento realizado após o esforço físico que: proporciona equilíbrio corporal, atua na prevenção de lesões, restaura função muscular, reparar danos teciduais – os microtraumas, contribuindo com o bom desempenho nos treinos.

A aplicação das técnicas

O circuito de recuperação pós-treino consiste na aplicação de métodos recuperativos que são planejados individualmente após avaliação realizada pelo profissional habilitado e é aplicado, assim que os atletas terminam seus treinos, conforme a necessidade de cada um. 

As etapas do circuito:

recovery pós-treino crioterapia

1 – Crioterapia por imersão: banheira de gelo que tem ação anti-inflamatória e de liberação de endorfina.

bota de compressão recovery pós treino

2 – Bota de compressão: Ela acelera a retirada das substâncias liberadas durante o treino intenso e favorece o fluxo sanguíneo e retorno venoso.

3– Eletroestimulação: simula a recuperação ativa através de contrações musculares passivas que favorecem o aumento do aporte sanguíneo e retorno venoso.

massagem pós treino

4 – Massoterapia esportiva: a técnica de massagem visa favorecer a limpeza dos metabólicos do pós esforço físico, através de técnicas de drenagem profunda e também liberação da fáscia muscular. 

contraste para redução de edema

5 – Contraste: consiste na exposição a altas e baixas temperaturas com objetivo de melhorar a circulação e relaxamento.

Além disso, dispositivos e roupas compressivas, como meias e calças, a nutrição, a reidratação e noites bem dormidas também contribuem para melhorar a performance, o tempo de reação e capacidade cognitiva do corredor.

Se você gostou do que acabou de ler e quer continuar acompanhando o que há de mais atual em recuperação pós- treino, convido você a seguir o nosso Instagram @energylab.recovery.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *