O segundo tipo de câncer que mais mata homens no mundo: Câncer de próstata é o câncer mais comum no sexo masculino. Um em cada seis homens terá câncer de próstata ao longo da vida. O exame de próstata é aquele que as pessoas têm preconceito absurdo antigo, o que não faz sentido algum. Precisamos vencer esse preconceito e lutar pela saúde do homem.
Apresentamos aqui algumas informações para que você possa entender melhor o câncer de próstata e decidir o que é melhor para sua saúde. Vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata, tá certo?
Antes da pandemia, 20% dos homens que faziam exame de próstata de rotina tinham diagnóstico de uma doença já avançada. A expectativa da sociedade Brasileira de Urologia é que esse número aumente, provavelmente, nos próximos meses e no próximo ano a gente vai ter números maiores de doença avançada,
Então a gente tá vendo muitos homens que agora com a melhor o controle da pandemia, chegam com uma pausa na no acompanhamento de pelo menos um ano. Sem fazer o check-up anual e essa pausa pode fazer uma diferença gritante a ponto do câncer ficar com maior dificuldade de tratamento tem com certeza.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê neste ano de 2022 por volta de 65.000 novos casos de câncer de próstata sejam confirmados, é um número muito alto e preocupante. É muito importante o exame preventivo para diagnosticar a doença, pois quando detectado na fase inicial, a doença pode ser curável.
Diante do cenário preocupante do câncer de próstata, o Novembro Azul, uma campanha iniciada em 2003, na Austrália, busca disseminar informações sobre o câncer de próstata para estimular a prevenção da doença nos homens.
O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% a chance de cura, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), diante de um tratamento eficaz com abordagens integrais na saúde do homem, apoiada pelo Novembro Azul.
O que é o câncer de próstata?
Câncer de próstata é o câncer mais comum no sexo masculino, é o segundo câncer que mais mata homens no mundo. O INCA , divulgou que um em cada seis homens terá câncer de próstata ao longo da vida.
Cânceres mais incidentes em homens: fique atento!
Como vimos, segundo o levantamento do INCA do ano de 2020 até 2022, os tipos de câncer com maior incidência estimada nos homens, conforme a localização primária do tumor são:
- câncer de próstata (65.840 novos casos);
- câncer de cólon e reto (20.540 novos casos);
- câncer de pulmão (17.760 novos casos).
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutivo masculino, está localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou câncer.
O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. É o tipo de câncer mais comum em homens e afeta principalmente homens com mais de 50 anos de idade.
A idade é o principal fator de risco, e o risco aumenta com a idade. Outros fatores de risco incluem a história familiar de câncer de próstata e certas condições médicas, como obesidade e diabetes.
O câncer de próstata apresenta sintomas?
O câncer de próstata é traiçoeiro porque no início não dá sintoma nenhum. Então, é comum encontrar homens resistentes em realizar o exame preventivo. Muitos falam “eu não sei porque eu estou aqui, porque eu não estou sentindo nada”. E é justamente esse pensamento que precisa mudar. É importante que vá ao médico quando não tem sintomas, porque só assim é possível diagnosticar a doença na fase onde existe a maior chance de cura: fase inicial da doença.
Você viu que não dá sintoma, o exame preventivo precisa ser feito e você tem que levar a sério.
Precisa fazer o exame anual?
É importante saber quando e quem precisa fazer exame de próstata. O exame de próstata é indicado a partir dos 45 anos de idade para homens que têm fatores de risco, que são dois grupos: negros e pessoas que têm histórico na família e para todos os demais homens a partir dos 50 anos de idade até os 75 anos de idade, quando eles têm pelo menos 10 anos de expectativa de vida.
A melhor forma de diagnosticá-lo precocemente é por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, além do exame de toque retal e exame de sangue que avalia a dosagem de PSA.
Exame de toque retal
O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
Exame de PSA
É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
O PSA faz o diagnóstico completo ou é necessário que o homem faça os 2 exames?
Quando o paciente tem o PSA alterado ou o exame do toque alterado, existe uma probabilidade dele ter câncer de próstata e é o especialista que vai decidir se ele prossegue ou não nesse na investigação. Hoje existe um exame chamado ressonância multiparamétrica da próstata, que numa situação de PSA ou toque é suspeito. O médico pode solicitar esse exame que vai dizer se tem um risco alto ou baixo de ter câncer. Então ele prossegue com o exame que vai fazer o diagnóstico, que é a biópsia de próstata.
A biópsia é um exame reservado apenas para aqueles que têm um risco maior de ter câncer, que confirma o diagnóstico do câncer de próstata. É feita apenas nas pessoas que têm um risco alto, tá?
Leia também:
Reeducação alimentar e um programa de exercícios podem reduzir os riscos de desenvolver câncer
Como é o tratamento dessa doença?
Quando identificada a doença na fase inicial, ou seja, ela ainda está confinada na próstata, não espalhou pelo corpo. Existem 2 modalidades de tratamento, pode fazer radioterapia ou cirurgia convencional ou robótica. A cirurgia, principalmente feita pelos métodos mais avançados, citando a cirurgia robótica. O índice de cura é da ordem de 97%, ou seja, é possível a cura de praticamente todos os pacientes e com isso a pessoa volta a ter uma vida normal, com uma vida sexual normal.
Então, não é um procedimento que a pessoa precisa ter medo. É um procedimento que está sendo feito pela grande maioria dos hospitais e hoje nós sabemos que muitos convênios já cobrem a cirurgia robótica.
Talvez você tenha medo de fazer o exame, porque não quer saber do diagnóstico e tem medo do tratamento. Você percebeu a evolução da medicina? Tudo a seu favor, aliás, a nosso favor. Então, não precisa ter medo do diagnóstico! Pelo contrário, se você demorar para fazer o diagnóstico, aí sim a coisa pode complicar.
Busque uma solução o quanto antes, fazendo exame preventivo!
Alguns homens sentem um desconforto por conta da próstata aumentada. É importante explicar que a próstata tem 2 grandes doenças. Uma é o câncer e também tem a doença benigna, que se chama hiperplasia prostática benigna (HP), A HP consiste no aumento da próstata e não tem nada haver com câncer de próstata.
Um dos principais sintomas da hiperplasia prostática é o aumento da frequência urinária. Tem uma vontade muito forte de fazer xixi? Às vezes a pessoa faz até xixi na roupa, a pessoa sente que não esvazia completamente a bexiga, o jato urinário, além de fraco, ele fica interrompido. Esses sintomas estão relacionados mais a hiperplasia benignas.
O câncer no estágio mais avançado costuma dar outros sintomas além dos mesmos sintomas, ele pode provocar sangue na urina, pode provocar dores nos ossos por disseminação do câncer, confusão mental quando você tem metástase para o cérebro, então são sintomas mais tardios.
Existe tratamento para essa hiperplasia benigna?
Como tudo na medicina, quando o problema não é muito grave, você pode tratar com remédios. Existem medicamentos que o homem toma e controla os sintomas. Quando a próstata aumenta muito de tamanho, a obstrução passa a ser um fator de perda de qualidade de vida depois de uma avaliação adequada ao especialista, que acaba indicando, em alguns casos, a cirurgia que é a raspagem da próstata. E é muito importante salientar que um paciente que faz acompanhamento de próstata, que faz a raspagem da próstata, deve também fazer o exame periódico, para prevenção do câncer de próstata.
São doenças que não têm relação nenhuma entre elas: uma coisa é a hiperplasia prostática benigna e outra coisa é o câncer de próstata. As duas doenças andam em paralelo e não têm relação uma com a outra. Afirma o Dr. Flávio Sampaio, urologista.
Nós não poderíamos perder a oportunidade neste mês que é dedicado à campanha do Novembro Azul, de falar sobre a importância de realizar o exame de prevenção ao câncer de próstata para que esse número não aumente muito. Esperamos que juntos possamos ajudar a salvar vidas.
Se você é homem, faz parte do grupo de risco ou tem entre 50 e 75 anos, agende o seu exame, combinado?