Amigo ciclista, preparamos esse artigo para te informar sobre as principais lesões nos atletas do ciclismo e o que fazer para evitar se lesionar e melhorar o desempenho nas provas.
O ciclismo é uma excelente atividade física que contribui com a queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência muscular das pernas. Apesar do ciclismo ser um esporte de muito baixo impacto, não é raro a ocorrência de lesões agudas, que normalmente são geradas após acidente, ou por consequentes à intensidade ou duração do treino.
A prevalência de lesões não traumáticas pode atingir os 87%, sendo as regiões mais comumente lesionadas:
1º lombar;
2º joelhos;
3º pescoço,
4º quadril;
5º ombros
Como prevenir as lesões no ciclismo?
A fisioterapia contribui para a prevenção e para o tratamento, atuando principalmente na diminuição da dor. Mas, para que a introdução de um plano de atenção em fisioterapia junto do ciclista seja efetiva, deve envolver a identificação e correção dos fatores biomecânicos que contribuíram para a lesão. Assim como qualquer modalidade esportiva, uma bicicleta mal regulada para a altura e peso, e a prática acima dos limites fisiológicos podem trazer lesões.
Além disso, a adesão a modelos de prevenção de lesões e planos de tratamento seguros e efetivos, que foque, principalmente, no fortalecimento e flexibilidade dos membros inferiores e dos abdutores da coxa. O recovery, por exemplo, contribui para melhora do desempenho nos treinos e redução considerável de riscos de lesão, como também, evita que o atleta seja forçado a parar de praticar o esporte que tanto gosta e lhe proporciona tantos benefícios.
As lesões no ciclismo podem ser sérias se não tratadas. Por isso, é preciso, antes de começar a pedalar, tomar algumas precauções para que elas não ocorram.
Mantenha postura ao pedalar
Inclunar muito sobre o guidão gera uma grande pressão nas costas e no pescoço, fazendo com que surjam dores nessas regiões.
Use roupas e acessórios adequados
As roupas e os acessórios adequados podem influenciar a sua performance e também ajudam a evitar as lesões. O primeiro desses itens, com certeza, é o capacete. Com ele, você não só impede danos graves, caso um acidente ou uma queda ocorram, mas também se protege de obstáculos que possam atingi-lo na estrada.
Faça alongamentos
O alongamento antes e depois do pedal protege o corpo e evita lesões, que podem ocorrer nos músculos, nos tendões e nos ligamentos. Realizado após o exercício ajuda a manter os músculos soltos e as contrações leves ajudam a movimentar o sangue e os resíduos, ajudando a recuperação do corpo.
Faça massagem
Ajuda a drenar os resíduos das pernas, estimula a circulação e reduz as dores.
Durma bem
Uma noite ruim de sono pode atrapalhar sua semana de treinamento, pois é difícil compensar o sono perdido.
E lembre-se: cada corpo tem sua particularidade, e os sintomas podem não representar a causa atual. Se a lesão é persistente sempre procure um profissional, que te auxiliará a identificar e tratar a causa!