fbpx

Prevenção do câncer de mama x atividade física

Câncer de mama é um tipo de câncer que se desenvolve nas células da mama. Pode afetar mulheres e homens, embora seja mais comum em mulheres. 

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível a prevenção do câncer de mama em 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O câncer de mama é um tipo de câncer que se desenvolve nas células da mama. Existem muitas causas possíveis para o câncer de mama, incluindo fatores genéticos, hormonais, e ambientais.

Considerado o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, o câncer de mama representa cerca de 25% de todos os casos de câncer diagnosticados em mulheres. A incidência do câncer de mama aumentou nos últimos anos, mas a mortalidade associada ao câncer de mama diminuiu. O câncer de mama pode afetar mulheres de qualquer idade, mas é mais comum em mulheres mais velhas.

Exame clínico das mamas

É o exame realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações e, se necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia – um raio X que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

Os sintomas do câncer de mama

Os sintomas do câncer de mama podem variar de acordo com o tipo e estágio da doença. Alguns sintomas mais comuns são: 

  • inchaço ou nódulos nas mamas;
  • alterações no tamanho ou forma das mamas;
  • alterações na pele das mamas;
  • como descamação ou vermelhidão, ou secreção anormal das mamas.

Como o câncer de mama é diagnosticado?

O câncer de mama é geralmente diagnosticado através de uma combinação de exames de imagem, como mamografia, e de um exame físico da mama. Se os resultados desses exames indicarem a presença de câncer de mama, uma biópsia da mama poderá ser realizada para confirmar o diagnóstico.

Como prevenir o câncer de mama?

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente indicada, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.

A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam o risco. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença.

autoexame da mama

O autoexame previne a doença?

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

Como a atividade ajuda a prevenir o câncer de mama

A atividade física pode ajudar a prevenir o câncer de mama, pois aumenta a sensibilidade das células à insulina, o que regula o crescimento das células e reduz o estrogênio no sangue. Além disso, a atividade física ajuda a manter o peso corporal saudável, o que também pode reduzir o risco de câncer de mama.

De acordo com alguns estudos, as mulheres que se exercitam regularmente têm um risco menor de desenvolver o câncer de mama. 

Tratamentos do câncer de mama

Os tratamentos do câncer de mama podem ser divididos em três categorias principais: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A cirurgia (mastectomia parcial ou total) é o tratamento mais comumente utilizado e pode ser realizada de diversas maneiras, dependendo da extensão do câncer e da saúde geral da paciente. A quimioterapia é um tratamento que utiliza drogas para matar as células cancerígenas e pode ser administrada de diversas maneiras. A radioterapia é um tratamento que utiliza raios para matar as células cancerígenas.

A quimioterapia e radioterapia podem gerar vários efeitos colaterais desagradáveis, os quais podemos  incluir náuseas, vômitos, diarreia, constipação, perda de apetite, fadiga, sudorese noturna, queda de cabelo, alterações da pele e unhas, dor e inchaço nas mãos e pés, alterações no sistema nervoso e alterações no humor.

A recuperação do câncer de mama.

A recuperação do câncer de mama é uma luta que exige muita força e determinação. Não é um processo fácil, mas é possível vencê-lo. A chave para a recuperação é o tratamento precoce, acompanhado de um bom plano de cuidados. Além disso, é importante ter o apoio de familiares e amigos. Com toda a força que você tem, você pode vencer o câncer de mama e começar uma nova fase da sua vida.

Se você é homem, não deixe de conhecer um pouco mais sobre esse tema. O câncer de mama também pode acometer pessoas do sexo masculino, além disso você pode orientar as mulheres do seu convívio e apoiá-las no autocuidado e colaborar com prevenção do câncer de mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *