Após uma lesão, é necessário fazer uma ‘transição’ entre a fisioterapia e a prática esportiva para voltar a praticar esporte com segurança.
Quando você se lesiona, na maioria das vezes é necessário realizar o tratamento com fisioterapia. Porém, quando já não sente mais dor ou limitação de movimento, o pensamento que vem é que já pode retomar a atividade física e que não precisa mais de acompanhamento profissional, não é?
Como também, é muito comum o receio de voltar a praticar esportes ou exercícios após uma lesão que exigiu um período de afastamento de suas atividades. Mesmo sendo considerado apto, existe, em maior ou menor grau, uma memória da dor e da limitação causadas pela lesão, mas isso pode ser minimizado com um bom processo de reabilitação”, explica Marcos Henrique Ferreira Laraya, médico do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
Os atletas de alto rendimento que são acompanhados por uma equipe de profissionais, realizam exatamente esse processo. E isso, não é uma exclusividade apenas para atletas profissionais, toda pessoa que se lesionou, seja praticando exercício ou por meio de uma ação externa, como por exemplo, um acidente com motocicleta, precisa manter o seu acompanhamento de fisioterapia até que esteja totalmente livre dos riscos de complicações seja totalmente descartado.
Como a fisioterapia pode ajudar na recuperação de uma lesão.
A fisioterapia é uma ótima opção para ajudar na recuperação de uma lesão. Ela pode ajudar a diminuir a dor, aumentar a amplitude de movimento e ajudar a melhorar a força e a coordenação. A fisioterapia também pode ajudar a prevenir futuras lesões.
É exatamente no momento da volta às atividades físicas, que as lesões acontecem novamente, seja por compensação, ou mesmo no mesmo local da lesão anterior. Por essa razão, é importante, que você tenha em mente que é indispensável fazer uma transição entre a fisioterapia e o esporte que você quer voltar a praticar. Eles serão capazes de desenvolver um plano personalizado para você seguir, a fim de retornar com segurança aos esportes.
Afinal, o que é essa fase de transição ?
Na fase de transição, o fisioterapeuta vai trabalhar com você a “simulação” de alguns exercícios. Desta forma, você estará em um ambiente muito mais seguro, realizando movimentos que são praticados no seu esporte, mas com movimentos controlados e com uma intensidade muito menor.
Por exemplo, vamos supor que você pretende voltar a jogar futebol. Então, dentro de um ambiente controlado você vai simular pequenos saltos simulando as movimentações, pequenos dribles, corridas e assim por diante.
Por que é importante respeitar a fase transição após uma lesão?
Para que não tenha nenhum vício de compensação, uma vez que você passou um tempo com lesão, o corpo desenvolve uma tendência em apoiar o peso na outra perna. Portanto, fazer esse período de transição, imitar esses pequenos gestos do esporte e trabalhar gradativamente o seu condicionamento, fortalecendo a musculatura, se torna indispensável para prevenção de novas lesões e lesões recidivantes.
Recovery pode ajudar nessa fase?
Com toda certeza, o recovery é uma das técnicas mais eficientes nessa fase de transição para voltar a praticar esporte com segurança após uma lesão. Não é à toa, que os atletas profissionais têm todas essas terapias incluídas nos seus protocolos de prevenção e tratamento de lesões. Para um atleta profissional, cada dia que eles estiver incapacitado de treinar, é um grande prejuízo, por isso eles não medem esforços para realizar os melhores tratamentos.
O recovery consiste na associação de técnicas, que tem como principal objetivo realizar recuperação muscular total, permitindo ainda mais equilíbrio e prevenindo as dores e as lesões entre as atividades físicas de curto, médio e longo impacto. O recovery é muito utilizado por atletas profissionais e por atletas amadores.
As principais técnicas aplicadas são:
- Botas de compressão
- Eletroestimulação muscular
- Massoterapia desportiva
- Crioterapia por imersão
- Exercícios de mobilidade
Preparação mental
Paciência nesta fase é o maior segredo É melhor tomar o tempo agora para se recuperar totalmente do que voltar muito cedo e destruir suas chances de uma vida nos esportes.
A preparação mental também, não deve ser negligenciada. Condicione a sua mente, o que você pensa e como você percebe a sua recuperação terá grande impacto em seu processo de retorno aos treinos. Visualize um retorno seguro, saudável e gradual de sucesso e você já ganhou a metade da batalha.
Espero ter ajudado você a esclarecer todas as suas dúvidas sobre: como voltar a praticar esporte com segurança após uma lesão. Ao primeiro sinal de dores e/ou incapacidade de realizar movimentos, pare imediatamente, em qualquer fase do seu recondicionamento.
Caso ainda tenha alguma dúvida ou se você quer saber como funciona os nossos protocolos, entre em contato com a nossa equipe.