Ícone do site Energy Lab Recovery

Estalos no joelho durante o exercício: é grave?

Você já deve ter ouvido estalos, barulhos ou rangidos nos seus joelhos. Eles acontecem ao realizar movimentos bruscos nas articulações ou ao realizar exercícios com peso, por exemplo, quando você sobe escada, se ajoelha ou se agacha. Algumas pessoas relatam terem a sensação de “areia” ou que alguma coisa está sendo triturada ou raspada dentro do joelho ao movimentar-se.

O termo médico para esses ruídos é crepitação articular, mas você deve estar se perguntando se esses estalos são normais. Não é mesmo?

Pequenos estalos ao se movimentar são bem comuns. Nos espaços entre as articulações contém ar e um pouco de líquido sinovial, que é um lubrificante natural existente dentro das articulações. Ao movimentar o joelho, por exemplo, a pressão gerada entre as superfícies de cartilagem provocam o deslocamento do ar e do líquido sinovial dentro da junta, produzindo algum ruído. Ao refazer o movimento, o barulho costuma não se repetir porque o líquido sinovial já se deslocou no movimento anterior. 

Mas afinal, quando se preocupar com os estalos nas articulações?

Você só deve se preocupar com a crepitação articular. Caso ela seja constante, acompanhada de dor e inchaço, redução da amplitude dos movimentos e parecer estar aumentando de intensidade com o passar do tempo. Nesses casos, pode haver uma lesão no joelho. 

Ao identificar alguns destes sintomas, sugiro que você consulte um ortopedista ou fisioterapeuta especialista em joelho. Para uma avaliação o mais rápido possível, quanto mais rápido identificar a causa desses estalos, melhor será a resolução do problema e mais rápido você poderá voltar a praticar esporte.

Causa de estalos no joelho

Eu preciso te lembrar que, o exercício físico deve ser feito com acompanhamento de profissionais, principalmente se você já teve ou tem uma lesão diagnosticada ou em tratamento, tá? 

Existe alguma forma de prevenir o estalos no joelho?

Existem algumas formas de prevenir o estalos no joelho. Uma das formas é evitar movimentos bruscos ou de impacto que podem causar o estalo. Outra forma é manter os joelhos flexíveis e fortes, pois joelhos fracos são mais propensos a estalos. Também é importante manter o peso sob controle, pois excesso de peso pode causar estalos nos joelhos.

Adotar a rotina de realizar exercícios de mobilidade antes da atividade física é muito importante para a prevenção de doenças articulares, como também melhora a flexibilidade, equilíbrio e força.

Agora que você já sabe que os estalos nas articulações podem ser um sinal de algum problema, fique atento e aos primeiros sinais busque auxílio de um profissional.

Mas, como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Agende uma avaliação como um dos nossos profissionais e conhecer as técnicas do Recovery aplicadas para prevenção e tratamento de lesões.

Sair da versão mobile