A fisioterapia é uma área da saúde que se preocupa com a promoção, manutenção e reabilitação da funcionalidade do corpo. A mobilidade física é um processo importante para a recuperação de lesões e para o bem-estar geral.
Exercício de mobilidade ajuda a manter o corpo em forma, aumenta a flexibilidade, reduz o estresse. Além disso, o exercício de mobilidade também pode ajudar a prevenir lesões.
Pensando em ajudar você a incluir mais esse hábito saudável na sua rotina, preparamos um passo a passo completo, você vai aprender como começar a praticar os exercícios de mobilidade física.
O que é mobilidade física?
A mobilidade física é a capacidade de se movimentar livremente e sem dificuldades. É um indicador da saúde e bem-estar e pode ser afetada por fatores como a idade, o nível de atividade física e a presença de doenças ou lesões.
Causas da falta de mobilidade física
A falta de mobilidade física pode ser causada por diversos fatores, como problemas musculares, articulares ou de coluna, lesões, doenças crônicas, idade avançada e obesidade. A falta de atividade física também pode contribuir para o problema, assim como o sedentarismo. Algumas pessoas têm dificuldade de se movimentar devido à dor ou à fadiga, o que pode ser um sintoma de outras condições médicas.
Mas, afinal, como os exercícios de mobilidade física podem ajudar?
Benefícios da mobilidade física
- Ajudam o atleta a manter o corpo saudável e forte
- Melhora a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação
- Aumenta a força muscular
- Aumenta a resistência cardiovascular
- Ajuda a prevenir lesões
- Ajuda a melhorar a performance esportiva
- Diminuir o risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
- Pode ajudar a diminuir o risco de quedas. Isso é importante para pessoas idosas, que são mais propensas a quedas.
Como podemos observar, que esse assunto deve ser levada a sério. Os exercícios para melhorar a mobilidade são necessários para que se tenha uma vida mais ativa, saudável e livre de dores.
Alongamento e mobilidade física é a mesma coisa?
Não, alongamento e mobilidade física não são a mesma coisa. O alongamento é um tipo de exercício que visa aumentar a flexibilidade, enquanto a mobilidade física é um conjunto de movimentos que visa melhorar a qualidade do movimento corporal e prevenir alguns problemas de saúde.
Movimentos que melhoram a mobilidade física
Existem muitos movimentos que podemos fazer para melhorar a nossa mobilidade. O ideal é começar com alguns alongamentos básicos para aquecer o corpo e depois passar para movimentos mais intensos. Sempre é importante ouvir o seu corpo e parar se algo estiver doendo.
Para fazer exercícios de mobilidade, você pode fazer em um espaço aberto, como um parque ou campo. Use roupas confortáveis. Também é importante ter um plano de exercícios para seguir, para que você possa aumentar a intensidade dos seus treinos aos poucos. Para isso, procure um fisioterapeuta habilitado para te auxiliar.
Também é importante se hidratar e fazer pequenas pausas para descansar.
Se seguirmos esses passos, vamos notar uma grande melhora na nossa mobilidade física.
Agora, chegou a hora de pôr em prática tudo o que falamos até aqui.
Vamos lá?
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
Exercício 4
Exercício 5
Com estes simples e práticos exercícios para melhorar a sua mobilidade , esperamos que você inclua esse hábito na sua rotina. Bons treinos !
Aproveite e confira outros assuntos do nosso blog, postamos conteúdo novo toda semana. Vou deixar algumas sugestões aqui embaixo para você, espero que goste.
Quer saber como funcionam os nossos atendimentos? Entre em contato, através do link do whatsapp que deixamos aqui embaixo.
Converse com Energy Lab Recovery no WhatsApp: https://wa.me/message/DMRPOD45Z3G5D1