Os músculos, tendões e ligamentos dos atletas são colocados à prova a cada competição e treinamento! Essa exigência física toda traz a preocupação sobre uma recuperação rápida entre atletas amadores e profissionais.
Para prevenir lesões, as botas pneumáticas são indispensáveis na vida dos esportistas.
Se você é ciclista, nadador, maratonista ou triatleta deve ter uma rotina de treinos intensa e a preocupação de se recuperar rápido para as competições. Cada minuto conta na corrida contra o relógio e, por isso, ninguém quer enfrentar cansaço ou lesões que diminuam o ritmo da sua jornada pelo aperfeiçoamento da técnica e rotina elaborada por seu coach.
Atletas profissionais de alto desempenho e aqueles que estão ingressando nesse mundo de treinos longos precisam administrar um ciclo de treino e pós-treino com recovery efetivo. Assim, dentro do circuito de recuperação, as botas de compressão são uma ótima pedida.
Benefícios do uso de botas de compressão pneumáticas:
- Redução no tempo de recuperação dos atletas;
- A compressão sequencial melhora a circulação sanguínea;
- O sangue se torna mais rico em oxigênio para nutrir os músculos;
- Melhor absorção das proteínas.
- Diminuição da rigidez muscular.
- Redução das dores musculares.
- Diminuição de inchaços.
- Diminuição de processos inflamatórios.
- Maior longevidade e desempenho dos músculos.
Como funcionam as botas de compressão pneumáticas:
Você já deve ter medido a pressão por meio daqueles aparelhos que possuem uma faixa para colocar em torno do seu braço e depois comprimem o músculo. A bota de compressão é um pouco parecida, só que ela vai do pé até o limite da coxa, como pode ver na imagem.
A compressão sequencial ajuda a reduzir a dor, inchaço e fadiga, acelerando o processo de restabelecimento das condições físicas. Além de prevenir lesões e melhorar as condições de resposta pronta do corpo no próximo treino.
Os vasos linfáticos possuem válvulas que direcionam o fluxo, favorecendo a circulação do corpo. Nesse sentido, as botas de compressão possuem a dinâmica de “pulsar” que bombeiam as pernas, melhorando o transporte dos fluídos através de ciclos de compressão.
Como as botas de compressão pneumáticas ajudam os atletas de alto desempenho:
As botas de compressão se moldam ao corpo do atleta e trabalham estímulos semelhantes aos de uma massagem e ajudam a drenar as substâncias liberadas durante o treino intenso e provas de alta intensidade a fim de diminuir a fadiga e estresse.
O recovery tem um papel fundamental para redução das altas concentrações de creatina quinase e lactato na corrente sanguínea que resultam de uma alta carga de exercícios que promovem uma intensa demanda muscular.
Os músculos após um treino puxado ou prova sofrem microrupturas, acumulam toxinas, o que pode atrasar a recuperação tão desejada dos atletas de alto desempenho que buscam retornar sempre rápido para sua rotina esportiva.
É indicado que o recovery seja realizado em até 48 horas após o alto estresse muscular. Por isso, conte com o circuito da Energy Lab Recovery localizado em pontos estratégicos do Rio de Janeiro.
Por que é importante fazer um bom recovery?
Com a concorrência dura entre os atletas de alto desempenho, o tempo de resposta na recuperação é importante para intensificar a performance dos treinos. Porém, o corpo possui o sistema de quebra muscular deixa resíduos que favorecem inflamações e lesões. Para permitir nutrir os músculos com bons nutrientes, é necessário agir para facilitar a boa circulação. Nesse sentido, as botas de compressão atuam como aliadas no processo de recuperação através de compressões sequenciais com configurações corretas de pressão para não prejudicar o sistema vascular.
A decisão do ciclo de tempo e a melhor programação da bota de compressão ficam ao cargo do nosso time de especialistas na área de fisioterapia da Energy Lab Recovery que faz toda a diferença na hora de garantir os protocolos corretos de uso.
Saiba mais também sobre eletroestimulação >>
Saiba mais sobre liberação miofascial >>
Saiba mais sobre piscina de gelo ou crioterapia >>
Confira os endereços das estações móveis da Energy Lab Recovery no Rio de Janeiro >>